PROJETO

NANOTECNOLOGIA
NAS ESCOLAS

NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
VOLTADOS À DIFUSÃO DA NANOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS DO BRASIL.

Agradecimentos:

Processo n°440847/2019-2

Entre as principais ações do projeto, está a oferta de cursos de capacitação ao ensino da
nanotecnologia para professores de escolas públicas. Em janeiro de 2021, realizamos a 1ª edição
do curso (Carga horária – 1ª edição: 07 horas), inaugurando um programa gratuito de
transferência de conhecimento e estratégias de ensino da nanotecnologia, após testar e
validar por 5 anos consecutivos uma metodologia para a inserção desse tema na educação
básica brasileira.

Entre as principais ações do projeto, está a oferta de cursos de capacitação ao ensino da nanotecnologia para professores de escolas públicas. Em janeiro de 2021, realizamos a 1ª edição do curso (Carga horária – 1ª edição: 07 horas), inaugurando um programa gratuito de transferência de conhecimento e estratégias de ensino da nanotecnologia, após testar e validar por 5 anos consecutivos uma metodologia para a inserção desse tema na educação básica brasileira.

FIQUE LIGADO NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO CURSO DE CAPACITAÇÃO!
Siga nossas redes sociais!

COORDENADOR DO PROJETO:

Meu grupo de trabalho é composto por alunos de iniciação científica (IC) de diferentes cursos de graduação do Mackenzie e formam uma equipe multidisciplinar e muito engajada na produção de recursos didáticos para apoio aos professores capacitados em nossos cursos.

Planos de aulas sobre como explorar o tema da nanotecnologia nos itinerários formativos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Novo Ensino médio - BNCC)

Videoaulas, experimentos didáticos e produção de conteúdos

Criação de infográficos educativos e cartilhas com orientações sobre como aplicar o e-book de nanotecnologia nas aulas de Ciências

Projetos interdisciplinares de Ciência envolvendo o tema da Nanotecnologia

Sugestões de atividades avaliativas, exercícios e muito mais!

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

Fernanda Baron

Graduanda do curso de jornalismo

Giovana Ventura

Graduanda do curso de jornalismo

Giovanna Carvalho Gravina

Graduanda do curso de jornalismo

Lucy Matos

Graduanda do curso de jornalismo

Pedro Marberger de Oliveira

Graduando do curso de Publicidade e Propaganda

Vitória Bonifacio

Graduanda do curso de jornalismo

Projeto Nanotecnologia nas Escolas - Processo:440847/2019-2
aprovada na chamada MCTIC/CNPq N°05/2019 PROGRAMA CIÊNCIIA NA ESCOLA e
em exeção na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Período:01/2020 - 12/2022

PROF.DR

DELMÁRCIO GOMES DA SILVA

IDEALLIZADOR E COORDENADOR DA PLATAFORMA ENSINANO

Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2009) e Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP (2010 – 2014) é mineiro, natural de Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno, Minas Gerais – MG.

Prof. Dr. Delmárcio Gomes é um dos maiores especialistas em ensino e divulgação científica da nanotecnologia no Brasil.

Em 2017, recebeu um convite da Profa Vera Lúcia Mitiko Aoki, do Colégio Santa Cruz (SP), para ministrar uma disciplina eletiva de nanotecnologia para alunos do 3° do ensino médio. Nascia ali, o Projeto EnsiNANO! Desde então, foram realizadas novas parcerias com outras instituições de ensino, desenvolvendo por 5 anos consecutivos uma metodologia própria de ensino para inserção deste tema na educação básica, com registro de intervenções a partir do 9º do ensino fundamental II, passando por todas as séries do ensino médio, e em cursos técnicos. Essas parcerias com instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo ajudaram a consolidar as ações de ensino e divulgação científica e construíram a base para o lançamento do EnsiNANO, uma plataforma de ensino brasileira especializada na produção de materiais educativos e conteúdo para ampla divulgação da nanotecnologia na sociedade.

Sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Eisi Toma (Instituto de Química – USP), um dos mais
notáveis pesquisadores em atividade na área nanotecnologia no Brasil, desenvolveu um projeto
de doutorado em parceria com Setor de EOR - CENPES – PETROBRAS/RJ, que visava estudar a
aplicação de nanopartículas magnéticas na recuperação de petróleo. Os estudos levaram a
realização de um teste piloto em escala industrial de produção de nanopartículas magnéticas
funcionalizadas, e os resultados dessa rota de síntese estão registrados em uma patente no
Brasil (BR1020150041250) e nos Estados Unidos (U.S. Patent No.: 10,344,201). Após o doutorado, atuou
como Pesquisador em Química (2014 – 2016) no Projeto de cooperação USP-PETROBRAS e, em
2016, foi contratado pelo SENAI-SP para gerenciar uma unidade móvel do projeto “NANO MUNDO”,
com cursos e divulgação em um laboratório itinerante de nanotecnologia pelo Estado de São
Paulo. Trabalhou como Professor Contratado no Instituto de Química da USP por três anos (2017
- 2020), atuando nas disciplinas dos cursos de graduação em Química, Engenharia, Farmácia,
Física, Ciências Moleculares e Geologia.

Desde 2019, é Professor e Pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando na área
da Química dentro da Escola de Engenharia, com ênfase em Educação e Pesquisa em
Nanotecnologia. Coordena o projeto “NANOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS” com financiamento do
CNPq [Processo 440847/2019-2], onde promove cursos de capacitação de professores de escolas
públicas ao ensino da nanotecnologia e produz diferentes recursos didáticos gratuitos para
serem aplicados na educação básica. Publicou 07 artigos científicos em periódicos nacionais e
internacionais e possui 2 patentes na área da nanotecnologia.

É AUTOR DE 3 LIVROS DIDÁTICOS:

O livro “NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL”, Editora Blucher (2016). Laureado na categoria
Engenharia e Tecnologias, a obra recebeu o 1° lugar no Prêmio Jabuti 2017, premiação literária
mais tradicional e importante do país.

O e-book "NANOTECNOLOGIA PARA TODOS!" (2018), reconhecido como o primeiro material didático gratuito voltado à difusão da nanotecnologia nas escolas brasileiras. Apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e financiado pelo Banco Santander (Santander Universidades), este e-book é hoje, o material didático mais baixado no Brasil dentro dessa temática de ensino, ultrapassando mais de 10K downloads e com registros de solicitação da cópia em todos os estados do país..

Em 2021, com apoio do CNPq, publicou o e-book

“O que significa ser humano na era da Inteligência Artificial?”

– Primeiro guia didático para divulgação e ensino da Inteligência Artificial na educação básica. Um livro GRATUITO, idealizado após a realização do 1º Simpósio de Ensino Multidisciplinar sobre Nanotecnologia e Inteligência Artificial (SEMNEIA), na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2020. Um simpósio de ensino inédito, com palestras ao vivo, transmitidas simultaneamente para escolas públicas e privadas, alcançando mais de 2600 participantes em 20 estados do Brasil.

PROF.DR

HENRIQUE EISI TOMA

COLABORADOR ESPECIAL DA
PLATAFORMA ENSINANO

Prof. Toma é um grande educador, uma inspiração que levarei por toda a minha vida e que, sem dúvida, é parte indissociável do início da história da Plataforma Ensinano. Com seu apoio e sua confiança, tiverem início as primeiras ações de divulgação da nanotecnologia, lá em 2012, com as indicações que ele fazia para eu assumir algumas palestras e intervenções educativas, seja indo nas escolas ou recebendo grupo de estudantes no Instituto de Química da USP. São 10 anos de convivência e parceria com o Prof. Henrique Toma, que agora inaugura o hall de colaboradores da Plataforma Ensinano com muita honra e prestígio.

[Apresentação: Delmárcio Gomes]

Prof. Toma iniciou-se no magistério como Professor de Química no Colégio Estadual Prof.
Américo de Moura (CEPAM 1968-1971) e em 1970, concluiu sua graduação na Universidade de São
Paulo (USP), tornando-se Licenciado e Bacharel em Química. Neste mesmo ano, foi aceito no
Programa de Colaboração entre a National Academy of Sciences (NAS-USA) e o CNPq, dando
início a um novo caminho na sua vida acadêmica: um doutorado sob a supervisão dos
Professores Henry Taube (Prêmio Nobel 1983 – Universidade de Stanford) e John Malin. Antes
mesmo da conclusão do seu doutorado, já ocupava o cargo de Professor Assistente na USP
(1972), onde progrediu para o cargo de Professor Doutor após obtenção do título de doutor em
Química (1974). Realizou pós-doutorados no Brookhaven Nat.Lab. e Caltech (EUA) e evoluiu a
carreira de Livre Docente (1979), Adjunto (1982) e Professor Titular em 1992. A partir dos anos 90,
seu interesse convergiu para a área de nanotecnologia molecular, desenvolvendo sistemas,
processos, dispositivos e aplicações baseados em materiais moleculares e supramoleculares,
nanopartículas superparamagnéticas, plasmônicas e semicondutoras, e nanomateriais híbridos
funcionais. Vem atuando fortemente na divulgação científica junto ao setor educacional, social
e empresarial, principalmente na área de nanotecnologia e nanociências. Coordenou o Instituto
do Milênio de Materiais Complexos, e inúmeros projetos de pesquisa financiados pela FAPESP,
CNPq e Petrobrás.

É atual coordenador do Núcleo de Apoio à Nanotecnologia e Nanociências da USP. Foi Chefe do
Departamento de Química da USP. Atualmente é Pesquisador 1A do CNPq, Guggenheim Fellow,
Membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Ciências Est. São Paulo, IUPAC e
Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Prof. Henrique Toma recebeu
mais de 30 prêmios que mostram o reconhecimento da comunidade científica por seus
trabalhos e contribuições para a Ciência. Dentre os prêmios, destacam-se o prêmio
internacional TWAS AWARD IN CHEMISTRY da Academia de Ciências do Mundo em
Desenvolvimento – TWAS em 1996, o Prêmio Fritz Feigl do Conselho Regional De Química – SP
(2001), o Prêmio Rheinbold-Hauptmann, a condecoração com a GRÃ-CRUZ DA ORDEM NACIONAL
DO MÉRITO CIENTÍFICO oferecida pela Presidência da República (2006), além de dois PRÊMIOS
JABUTI (2014/2017), da Câmara Brasileira do Livro.

Prof. Henrique Toma já escreveu mais de 15 livros e traduziu outros tantos, como o clássico livro
de graduação do John D. Lee, “Química inorgânica não tão concisa”, assim como o livro dos
autores Bruce M. Mahan e Rollie J. Myers, “Química: Um Curso Universitário”. Obras que auxiliam
até hoje na formação de muitos estudantes na graduação. Possui mais de 430 artigos
publicados (Fator H:43), 35 patentes e orientou mais de 70 dissertações e teses, incluindo a
minha de doutorado (2010 – 2014) quando entrei para o seu grupo de pesquisa e até hoje, mais
de 10 anos depois, tenho a honra de conviver diariamente com esse Mestre, e continuo a
aprender com suas histórias, ideias e notável conhecimento.

REDES SOCIAIS

Faça parte da nossa comunidade. Siga os perfis da Plataforma Ensinano e fique
por dentro das informações sobre nanotecnologia, nossos cursos e palestras.

Copyright 2021 - Ensinano Plataforma de Ensino da Nanotecnologia. Todos os direitos reservados.