Plataforma de Ensino da Nanotecnologia

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Currículo Lattes
ACESSE

Prof. Dr. Delmárcio Gomes

IDEALIZADOR E COORDENADOR DA PLATAFORMA ENSINANO
Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2009) e Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP (2010 – 2014) é mineiro, natural de Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno, Minas Gerais – MG. É também autor de livros didáticos voltados ao ensino da nanotecnologia, como a obra: NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL, Editora Blucher, 1ª edição, 2016 (Autores: Delmárcio Gomes, Henrique E. Toma, Ulisses Condomitti). Esse livro recebeu um grande reconhecimento do mercado editorial, sendo os autores premiados em 1º Lugar no Prêmio Jabuti 2017 na categoria Engenharia e Tecnologias, o prêmio literário mais importante do país. Em 2018, juntamente com o Prof. Henrique Toma, lançaram o primeiro e-book gratuito voltado à difusão e ao ensino da nanociência e nanotecnologia nas escolas do Brasil. Intitulado: “NANOTECNOLOGIA PARA TODOS!”, a versão digital dessa cartilha é o material didático mais acessado do país nessa área de ensino e, em menos de um ano, o e-book conquistou projeção nacional com registros de downloads do material em todos os estados do Brasil. Financiada pelo Banco Santander (Santander Universidades) e apoiada pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP, mais de 1000 exemplares foram distribuídos para as instituições públicas de ensino e a versão digital está disponível gratuitamente para download no site www.ensinano.com.br.
Em 2017, deu início ao Projeto ENSINANO ao ser convidado pelo Colégio Santa Cruz (SP) para ministrar uma disciplina eletiva de nanotecnologia com aulas semanais para alunos do 3° do ensino médio, ocorridas desde então na sede do colégio na zona oeste de São Paulo. Com isso, foram iniciadas novas parcerias com outras instituições de ensino onde, hoje, por meio da Plataforma Ensinano, dispõe-se de uma metodologia de ensino testada e validada por quatro anos consecutivos, possibilitando o registro de experiências com o ensino da nanotecnologia para alunos a partir do 9º do ensino fundamental II, passando por todas as séries do ensino médio, incluindo intervenções no ensino superior e cursos técnicos. Essas parcerias com instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo ajudaram a consolidar as ações de ensino e divulgação científica do Projeto Ensinano, e construíram a base para o lançamento dos conteúdos e materiais educativos dentro dessa plataforma de ensino.
Desde 2019, é Professor e Pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie (área da Química – Escola de Engenharia), com ênfase em Educação e Pesquisa em Nanotecnologia. Na Mackenzie, coordena o Laboratório de Educação Multidisciplinar e Comunicação da Ciência (Lab_E=MC2), um grupo de trabalho composto por quatro bolsistas de iniciação científica, vinculados ao projeto NANOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS, aprovado junto ao CNPq (Processo: 440847/2019-2).
Por três anos, trabalhou como Professor Contratado no Instituto de Química da USP (nível MS-3 – período: 08/2017 - 07/2020), atuando nas disciplinas dos cursos de graduação em Química, Física, Engenharia, Farmácia, Geologia e Oceanografia. Ingressou no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Henrique Eisi Toma (LQSN_IQ-USP) em 2010, quando iniciou seu doutorado na área de Química Inorgânica com ênfase em Nanotecnologia Aplicada à Recuperação de Petróleo. Teve seu projeto vinculado ao Setor de EOR - CENPES/RJ - PETROBRAS, onde os estudos levaram à realização de um teste piloto em escala industrial de produção de nanopartículas magnéticas funcionalizadas, processo industrial patenteado (BR1020150041250 - U.S. Patent No.: 10,344,201).
Após o doutorado, foi contratado como Pesquisador em Química (CLT - dedicação exclusiva) no Projeto de cooperação USP-PETROBRAS, intitulado: “Desenvolvimento de nanopartículas de magnetita hidrofílicas e dos respectivos processos de produção”, coordenado pelo Prof. Dr. Koiti Araki, no qual trabalhou entre os anos de 2014 e 2016.

COLABORADOR ESPECIAL DA PLATAFORMA ENSINANO

Currículo Lattes
ACESSE

Prof. Dr. Henrique Eisi Toma

Apresentação:
Grande educador, uma inspiração que levarei por toda a minha vida e que, sem dúvida, é parte indissociável do início da história da Plataforma Ensinano. Com seu apoio e sua confiança, tiveram início as primeiras ações de divulgação da nanotecnologia, lá em 2012, com as indicações que ele fazia para eu assumir algumas palestras e intervenções educativas, seja indo nas escolas ou recebendo grupo de estudantes no Instituto de Química da USP. São 10 anos de convivência e parceria com o Prof. Henrique Toma, que agora inaugura o hall de colaboradores da Plataforma Ensinano com muita honra e prestígio para esse espaço de educação, que se lança como a plataforma pioneira na divulgação e ensino da nanotecnologia no Brasil.
Prof. Toma iniciou-se no magistério como Professor de Química no Colégio Estadual Prof. Américo de Moura (CEPAM 1968-1971) e em 1970, concluiu sua graduação na Universidade de São Paulo (USP), tornando-se Licenciado e Bacharel em Química. Neste mesmo ano, foi aceito no Programa de Colaboração entre a National Academy of Sciences (NAS-USA) e o CNPq, dando início a um novo caminho na sua vida acadêmica: um doutorado sob a supervisão dos Professores John Malin e Henry Taube (Prêmio Nobel 1983 – Universidade de Stanford). Antes mesmo da conclusão do seu doutorado, já ocupava o cargo de Professor Assistente na USP (1972), onde progrediu para o cargo de Professor Doutor após obtenção do título de doutor em Química (1974). Realizou pós-doutorados no Brookhaven Nat.Lab. e Caltech (EUA) e evoluiu a carreira de Livre Docente (1979), Adjunto (1982) e Professor Titular em 1992. A partir dos anos 90, seu interesse convergiu para a área de nanotecnologia molecular, desenvolvendo sistemas, processos, dispositivos e aplicações baseados em materiais moleculares e supramoleculares, nanopartículas superparamagnéticas, plasmônicas e semicondutoras, e nanomateriais híbridos funcionais. Vem atuando fortemente na divulgação científica junto ao setor educacional, social e empresarial, principalmente na área de nanotecnologia e nanociências. Coordenou o Instituto do Milênio de Materiais Complexos, e inúmeros projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CNPq e Petrobrás.
É atual coordenador do Núcleo de Apoio à Nanotecnologia e Nanociências da USP. Foi Chefe do Departamento de Química da USP. Atualmente é Pesquisador 1A do CNPq, Guggenheim Fellow, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Ciências Est. São Paulo, IUPAC e Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Prof. Henrique Toma recebeu mais de 30 prêmios que mostram o reconhecimento da comunidade científica por seus trabalhos e contribuições para a Ciência. Dentre os prêmios, destacam-se o prêmio internacional TWAS AWARD IN CHEMISTRY da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento – TWAS em 1996, o Prêmio Fritz Feigl do Conselho Regional De Química – SP (2001), o Prêmio Rheinbold-Hauptmann, a condecoração com a GRÃ-CRUZ DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO oferecida pela Presidência da República (2006), além de dois PRÊMIOS JABUTI (2014/2017), da Câmara Brasileira do Livro. Prof. Henrique Toma já escreveu mais de 15 livros e traduziu outros tantos, como o clássico livro de graduação do John D. Lee, “Química inorgânica não tão concisa”, assim como o livro dos autores Bruce M. Mahan e Rollie J. Myers, “Química: Um Curso Universitário”. Obras que auxiliam até hoje na formação de muitos estudantes na graduação. Possui mais de 430 artigos publicados (Fator H:43), 35 patentes e orientou mais de 70 dissertações e teses, incluindo a minha de doutorado (2010 – 2014) quando entrei para o seu grupo de pesquisa e até hoje, mais de 10 anos depois, tenho a honra de conviver diariamente com esse Mestre, e continuo a aprender com suas histórias, ideias e notável conhecimento.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA (LAB_E=MC2)
É um grupo de pesquisa coordenado pelo Professor Delmárcio Gomes na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco no desenvolvimento de conteúdos e materiais educativos voltados à difusão da ciência. Aqui, o conhecimento científico é reescrito para gerar o diálogo entre a pesquisa e o público, pois, se o conhecimento científico não circula, ele permanece com quem o produziu e não produz efeito. Em meio a uma sociedade permeada pela informação instantânea, mediada pelos dispositivos eletrônicos, há muito a ser feito para melhorar a capacidade de comunicação da ciência com a sociedade.
Por isso, desenvolver meios inovadores e interdisciplinares, ao ensinar ciência, é um ato necessário à sua maior valorização nas escolas, pois a vocação científica pode se manifestar, como se sabe, nesse contato entre os cientistas e o público e no processo de democratização da ciência. Dessa forma, o Lab_E=MC2 desenvolve uma metodologia baseada nos princípios da educação multidisciplinar, na qual diferentes campos do conhecimento se interconectam para construir um conteúdo didático voltados ao ensino e à divulgação científica. Atualmente, integram o grupo Lab_E=MC2 quatro bolsistas de iniciação científica, vinculados ao projeto NANOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS, aprovado junto ao CNPq (Processo: 440847/2019-2 – Edital 5/2019 – Programa Ciência na Escola).
Prof. Dr. Delmárcio Gomes
Professor Assistente Doutor
Escola de Engenharia / Curso: Química
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis / SP
Especialista em Ensino da Nanociência e Nanotecnologia
Coordenador do Lab_E=MC2
BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Giovana Ventura
Graduanda do curso de Jornalismo
(5° período
Lucy Matos
Graduanda do curso de Jornalismo
(5° período)
Vitória Bonifacio
Graduanda do curso de Química
(4° período)
Agradecimento:
As ações de ensino e divulgação realizadas pela Plataforma Ensinano buscam despertar nos estudantes não somente as habilidades e competências para compreensão e discussão dos conteúdos acerca da nanotecnologia mas, principalmente, também desenvolver neles um senso crítico sobre essa nova área da ciência.
Saiba mais.
ACESSE
HOME
SOBRE A ENSINANO
E-BOOK DA NANOTECNOLOGIA 
CONTEÚDO
CONTATO
ENTRE EM CONTATO
© Copyright 2020 - Ensinano Plataforma de Ensino da Nanotecnologia. Todos os direitos reservados.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram