Desenvolvendo habilidades e conceitos de Nanotecnologia no ensino médio

Desenvolvendo habilidades e conceitos de Nanotecnologia no ensino médio

Em 2012, a convite do Professor e Coordenador da área de Química, José Ricardo Lemes de Almeida, foi realizada a orientação e supervisão de um projeto de nanociência envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes de São Paulo para a apresentação na Feira de Ciências do colégio.

Neste trabalho, os alunos usaram um fluido magnético (produzido a partir de nanopartículas magnéticas) para remover o petróleo da água, mostrando um exemplo de aplicação da nanotecnologia a favor do meio ambiente. Tal iniciativa, levou à publicação de um artigo no periódico Química Nova na Escola, intitulado “Desenvolvendo Habilidades e Conceitos de Nanotecnologia no Ensino Médio por Meio de Experimento Didático Envolvendo Preparação e Aplicação de Nanopartículas Superparamagnéticas”. O artigo sugere a inserção, no ensino de química, de conceitos e habilidades em nanotecnologia, por meio de uma atividade experimental didática que utiliza reagentes e vidrarias facilmente encontrados na maioria das escolas públicas e privadas.

(link para acessar o artigo : http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/12-EEQ-100-13.pdf )

Gostou do post? Siga-nos para acompanhar nossos posts. Curta e compartilhe nosso trabalho nas redes sociais para divulgar a nanotecnologia à todos:
13

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *